Artigos Treinamentos

Pierre Viret e sua forma de pregar

Pierre Viret e sua forma de pregar Por Jean-Marc Berthold Adaptado por Michel Augusto  A Reforma foi o evento da Palavra e como consequência do apetite divino do fim da Idade Média e outros fatores, o púlpito voltou a pulsar com muita veemência em ambientes distintos da Europa. Nesse contexto, homens como Lutero, Zwínglio e Calvino …

Treinamentos

A música servindo à pregação

Por Kent Hughes Adaptado por Michel Augusto Quando tratamos de musicalidade, nos referimos à um tema fruto de muitos debates em virtude da complexa arte e questões culturais nela envolvida. A missão é transcultural e nesse contexto, a música tem vários formatos e estilos, mas na cristandade existe um eixo que unifica todos os formatos …

Treinamentos

O antídoto à adoração anêmica.

O antídoto à adoração anêmica Por Albert Mohler Tradução: Marcelo Eugênio; Revisão: Michel Augusto – Exposição Bíblica Fonte: ligonier.org Nos últimos anos, cristãos  evangélicos tem prestado uma atenção especial à adoração, gerando um renascimento do pensamento e da conversação sobre o que é a adoração realmente e como deve ser feita. Ainda que este interesse renovado infelizmente tenha levado ao que alguns chamam de “guerras do louvor” em algumas igrejas, parece que o que A.W. Tozer uma vez chamou de “a jóia perdida” da adoração evangélica está sendo recuperada.

Treinamentos

Liturgia, música e pregação: Uma análise de Roland Bainton sobre Lutero

Por Roland H. Bainton Adaptado por Michel Augusto[1]  Quando falamos em liturgia, música e pregação, nos referimos à fatores que são categorizados como algo de pouca importância no contexto da igreja contemporânea. O motivo da reforma tem como principal material a doutrina da justificação pela fé, sem referencia à obras e o princípio formal Sola …

Treinamentos

Princípios básicos para o uso do contexto histórico-cultural do Novo Testamento na pregação

Por Craig S. Keener Adaptado por Michel Augusto A pregação é um instrumento precioso do Senhor para chamar o seu povo e mantê-lo com edificação, exortação e consolo. Lemos o texto, explicamos e aplicamos. Na explicação e aplicação precisamos de elementos adicionais, tais como: teologia bíblica, sistemática, exegética e histórica. Timothy Wald (2) diz que …

Treinamentos

Seis boas práticas para pregar a uma cultura e alcançá-la

Por Timothy Keller O centro é o Evangelho e ele nos leva ao equilíbrio. “Não podemos contextualizar demais, pois senão a pregação não transformará ninguém. Por outro lado, se faltar contextualização, ninguém estará disposto a ouvir. Sendo assim, segue seis boas práticas para pregar a uma cultura e alcançá-la:

Treinamentos

10 lições sobre o Sermão Expositivo

Por  Timothy Keller Timothy Keller é um expositor que consegue unir os princípios da pregação expositiva, sem, contudo, perder de vista os aspectos da cultura que precisam ser enfrentados. Nesse sentido, ele se torna um exemplo de pregador bem fundamento e não enfadonho, com uma boa doutrina e aplicações culturais satisfazendo os anseios da exposição …