25 mar '16
Por Owen Strachan             Apesar de tratarmos a homilia com reverência, como um membro idoso da [...]

Por Owen Strachan

            Apesar de tratarmos a homilia com reverência, como um membro idoso da família cujos dias de glórias ficaram bem para trás,  já não o consideramos o ponto central de nosso culto. Vivemos em uma era pós-homilética, que se comunica com tweets e emotions, não com declamações e discursos.

 

           Na realidade, a era da palavra falada não acabou. Os meios de comunicação continua divulgando análises políticas, comentários sobre eventos esportivos e confissões pessoais em podcast. Em uma época como essa, os pastores fazem bem ao retomar seu manto profético. Não como psicólogos, executivos da área de publicidade ou gurus da vida que devem treinar o pastor. Não é a mais recente tendência sociológica, mas o profeta, incumbido muitas vezes da tarefa impopular de apresentar a Palavra de Deus, que deve inspirar os pastores a pregar hoje em dia com poder e zelo renovados. Como os apóstolos, o pastor permanece firme na tradição oratória dos profetas, que ouviam a palavra de Deus e a explicavam, aplicavam e transmitiam ao povo. O ministério do profeta era um ministério da palavra de Deus e, portanto, um ministério da verdade.

       Para entender o aspecto profético do ministério do Novo Testamento, considere os sermões do livro de Atos. Em Atos 2, Pedro prega o primeiro sermão apostólico registrado. Ele cita Joel 2 para anunicar à sua audiência em Jerusalém que chegou o dia de Pentecostes, confirmado pelo derramamento do Espírito Santo sobre todos os que o ouvem. Esse acontecimento sinalizou o início do dia da salvação: agora, “ todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (At 2.21)”.

Bibliogafia

STRACHAN, Owen. Profetas, sacerdotes e reis. Uma breve teologia bíblica do ministério pastoral. In: VANHOOZER, Kevin; STRACHAN, Owen. O pastor como teólogo público. Recuperando uma visao perdida. São Paulo: Editora Vida Nova, 2016, p. 82

Comente 

Mais comentadas

To use reCAPTCHA you must get an API key from https://www.google.com/recaptcha/admin/create