07 jul '15
Por Gustav Just Por determinação de seus superiores, Lutero começou sua atividade docente como professor de Filosofia; se bem que, [...]

Por Gustav Just

Por determinação de seus superiores, Lutero começou sua atividade docente como professor de Filosofia; se bem que, de preferencia, teria feito preleções sobre Teologia. Esse seu grande desejo não tardaria a se tornar realidade. Já no ano de 1509, ele recebeu a autorização para dar aulas de exegese escriturística a seus aluno.

Com prazer e alegrai, entregou-se ao estudo das Sagradas Escrituras, procurando, diligentemente, às causas da nossa salvação eterna. Em pouco tempo, a sua notoriedade assumiu tais proporções a ponto de o dr. Mellrichstadt ter de exclamar: “Esse monge ainda enlouquecerá todos os doutores e inventará uma doutrina nova, reformando toda a igreja Católica Romana, pois ele se apoia nos escritos dos profetas e apóstolos e se firma na Palavra de Jesus Cristo”. Dessa forma, Deus o guiara às Sagradas Escrituras, e ele fez delas o seu guia e conselheiro. Ele pressentia que somente elas poderiam lhe dar o que procurava tão ansiosamente: verdade e paz.

Staupitz também tentou induzir Lutero a pregar, mas ele não se sentia com ânimo suficiente para fazê-lo. Finalmente, cedendo às repetidas solicitações, ele aceitou o convite e começou a pregar a Palavra de Cristo numa pequena capela de convento. A mesma tinha, conforme se vê em pinturas, a aparência da estrebaria de Belém, onde Cristo nasceu. Numa igrejinha tão obscura é que começou suas pregações do homem que haveria de sacudir milhares de almas, apontando-lhes o caminho para a verdadeira paz. Logo o recinto se tornou pequeno demais para a afluência cada vez mais numerosa de burgueses e estudantes. Aí se abriram ao monge pregador as portas da igreja paroquial de Wittemberg, tendo recebido dele um chamado oficial. Nesse templo, ele teve excelente oportunidade de levar a Palavra da Vida a muitos milhares de ouvintes através das suas arrebatadoras pregações.

Bibliografia

GUSTAV, Just. Deus despertou Lutero. Porto Alegre: Editora Concórdia, 2012.

 

Comente 

Mais comentadas

To use reCAPTCHA you must get an API key from https://www.google.com/recaptcha/admin/create